Atividade | Horário | Local |
CREDENCIAMENTO | 9h às 12h | 14h às 17h | Paulo Freire – UFMA |
Turno: Matutino
Atividade | Horário | Local |
CREDENCIAMENTO | 9h às 12h | Paulo Freire – UFMA |
Minicurso 1 – Metodologias ativas no ensino bilíngue para surdos Ministrante: Profa. Ma. Camélia Sheila Soares Borges de Araújo – UESPI/ Campus Floriano Coordenadora: Profa. Ma. Ana Cristina Xavier – GEPEESP/UFMA | 9h30 às 11h30 | Paulo Freire – Sala 1 |
Minicurso 2 – Educação Inclusiva: as perspectivas das altas habilidades/superdotação em sala de aula Ministrante: Prof. Esp. Fabiano Almeida Tajra/NAAHAS/ SEEDUC – MA Coordenador: Prof. Me. Jailson Cipriano – GEPEESP/UFMA | 9h30 às 11h30 | Paulo Freire – Sala 2 |
Minicurso 3 – Intervenções pedagógicas com o multiplano nas séries iniciais do ensino fundamental Ministrante: Prof. Me. Rubens Ferronato – Curitiba/PR Coordenadora: Profa. Esp. Aldelídia Maranaldo – GEPEESP/UFMA | 9h30 às 11h30 | Paulo Freire – Sala 3 |
Minicurso 4 – Práticas de Atendimento Educacional Especializado na educação infantil e nas séries iniciais | 9h30 às 11h30 | Paulo Freire – Sala 4 |
Minicurso 5 – Comunicação Alternativa nos contos e recontos de estória na educação infantil Ministrante: Profa. Dra. Débora Deliberato – UNESP – Marília Coordenadora: Profa. Esp. Elisângela Monroe – GEPEESP/UFMA | 9h30 às 11h30 | Paulo Freire – Sala 5 |
Turno: Vespertino
Atividade | Horário | Local |
CREDENCIAMENTO | 9h às 12h | Paulo Freire – UFMA |
Mesa de Abertura Apresentação Cultural | 14h30 | Auditório Central do Paulo Freire |
PALESTRA MAGNA – Diálogos inclusivos: os desafios profissionais para atuar frente à diversidade | 16h30 às 17h | Auditório Central do Paulo Freire |
APRESENTAÇÃO CULTURAL | 17h | Auditório Central do Paulo Freire |
COFFEBREAK | 17h30 | Hall do Paulo Freire |
Turno: Matutino
Atividade | Horário | Local |
COMUNICAÇÕES ORAIS | 8h30 às 10h30 | Paulo Freire – Salas 1 e 2 |
PALESTRA TEMÁTICA 1 – O brincar como eixo central no processo de intervenção precoce na infância | 9h às 10h30 | Auditório Central do Paulo Freire |
MESA TEMÁTICA 1 – Escola no hospital: desafios formativos, currículo e proposições. | 9h às 10h30 | Paulo Freire – Sala 3 |
PALESTRA TEMÁTICA 2 – O ensino da matemática como metodologia ativa no princípio do desenho universal | 10h45 às 12h | Auditório Central do Paulo Freire |
MESA TEMÁTICA 2 – O papel dos Centros de Apoio para a inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial – SEDUC/MA | 10h45 às 12h | Paulo Freire – Sala 4 |
Turno: Vespertino
Atividade | Horário | Local |
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES | 13h às 14h | Hall do Paulo Freire |
COMUNICAÇÕES ORAIS | 14h30 às 16h30 | Paulo Freire – Sala 3 |
Mesa de Abertura Apresentação Cultural | 14h30 | Auditório Central do Paulo Freire |
MESA TEMÁTICA 3 – Intervenções para criança com TEA em diferentes abordagens. | 14h30 às 16h30 | Paulo Freire – Sala 3 |
MINICURSO 6 – Intervenção Precoce na Infância centrada nas necessidades das famílias | 14h30 às 16h30 | Paulo Freire – Sala 4 |
MINICURSO 7 – Intervenções pedagógicas com o multiplano nas séries finais do ensino fundamental | 14h30 às 16h30 | Paulo Freire – Sala 5 |
PALESTRA TEMÁTICA 3 – Tecnologia assistiva, acessibilidade e formação de profissionais em educação especial e inclusão escolar | 14h30 às 16h | Auditório Central do Paulo Freire |
PALESTRA TEMÁTICA 4 – Intervenções para crianças com TEA baseadas em evidências científicas | 16h15 às 17h45 | Auditório Central do Paulo Freire |
Turno: Matutino
Atividade | Horário | Local |
LANÇAMENTO DO CADERNO PEDAGÓGICO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O MULTIPLANO: intervenções educacionais para estudantes com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem Autoras: | 9h às 10h | Hall do Paulo Freire |
MINICURSO 8 – O brincar como prática de intervenção precoce na infância | 9h às 11h | Paulo Freire – Sala 1 |
PALESTRA TEMÁTICA 5 – As contribuições da neuropsicologia e da assistência nas intervenções centradas nas necessidades das famílias | 8h30 às 10h | Auditório Central do Paulo Freire |
MESA TEMÁTICA 4 –A inclusão escolar da criança com deficiência intelectual: intervenção precoce e desafios pós pandemia | 8h30 às 10h | Paulo Freire – Sala 2 |
PALESTRA TEMÁTICA 6 – Ações desenvolvidas na garantia dos direitos das crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. | 10h30 às 12h | Auditório Central do Paulo Freire |
MESA TEMÁTICA 5 – Minha criança é diferente: a importância do diagnóstico precoce e encaminhamento para a intervenção na perspectiva das famílias | 10h30 às 12h | Paulo Freire – Sala 3 |
Turno: Vespertino
Atividade | Horário | Local |
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES | 13h às 14h | Hall do Paulo Freire |
PALESTRA TEMÁTICA 7 – O diagnóstico precoce e sua importância no encaminhamento para a intervenção precoce de crianças com Transtorno Espectro Autista- TEA Mediadora: Profa. Dra. Lívia Zaqueu – GEPEESP/UFMA | 14h às 15h30 | Auditório Central do Paulo Freire |
PALESTRA DE ENCERRAMENTO – Perspectivas para a intervenção precoce na infância baseada em boas evidências científicas | 15h30 às 16h30 | Auditório Central do Paulo Freire |
PREMIAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES Coordenação: Secretaria do Evento | 16h30 | Auditório Central do Paulo Freire |
MESA DE ENCERRAMENTO | 17h | Auditório Central do Paulo Freire |
ATRAÇÃO CULTURAL | 17h30 | Auditório Central do Paulo Freire |