A primeira edição do I Simpósio Internacional de Intervenção Precoce na Infância– I SIIPI, foi realizado em 15 a 17 de junho de 2021 e surgiu a partir das inquietações dos alunos, professores e investigadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Educação Básica- GEPEESP da Universidade Federal do Maranhão acerca da referida temática. Ainda, com o intuito de efetivar no Estado do Maranhão ações prioritárias na atenção básica a crianças que necessitam de suporte ao seu amplo desenvolvimento em condições de igualdade com as demais.
O I SIIPI contou com a inscrição e participação de 300 pessoas, 66 trabalhos (Pôsters e Comunicação Oral), 04 Palestras Temáticas realizadas por pesquisadores de referência nacional das universidades nacionais (UNESP/Marília/SP, UNICAMPI, UNIFAAT), 16 Mesas Temáticas (com renomados profissionais locais com formação na área da Educação, Saúde e Psicologia), 7 Minicursos (Orientação e Mobilidade, Intervenção pedagógica no Sistema Braille, Atendimento Educacional Especializado, Libras Kids, Formação de professores para identificar sinais precoces de TEA, Intervenção para crianças surdas com uso de tecnologias, Adaptação familiar na deficiência e Transtornos do Desenvolvimento), apresentação Cultural, entre outras.
Em consonância com as citadas ações, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Educação Básica (GEPEESP) integrado aos programas de Pós-graduação em Gestão de Ensino em Educação Básica (Mestrado Profissional) realiza estudos e pesquisas na área de Educação Especial/inclusiva sobre estudantes com deficiência (crianças/adolescentes) na Educação Básica nas práticas educativas a nível escolar, superior e formação continuada. Por isso, considerando que intervenções precoces podem possibilitar a evolução da criança com deficiência em diferentes dimensões e impactar no seu processo de ensino/aprendizagem ao longo da vida, favorecendo as aquisições cognitivas necessárias a realização das tarefas escolares, urge discutirmos coletivamente com a comunidade acadêmica sobre essa temática.
Assim, a metodologia de trabalho do GEPEESP está apoiada na leitura, discussão de textos, no desenvolvimento de seminários de pesquisa e principalmente a produção de artigos bibliográficos e empíricos no âmbito das temáticas de forma a disseminar os conhecimentos da área e atrair novos pesquisadores para o fomento da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Além disso, outra meta do GEPEESP é capacitar indivíduos para ações de pesquisa e produção do conhecimento sobre a Educação Especial/Inclusiva a partir de uma perspectiva interdisciplinar e com isso favorecer o processo de ensino e aprendizagem em contextos múltiplos de ensino.
O evento já aconteceu em três versões: internacional, nacional e local (2019) no Palacete Cristo Rei, Rua Grande, Centro. De forma geral, o evento já se desmembrou e busca sempre a valorização dos profissionais que atuam no contexto local em constate diálogo com profissionais que atuam no cenário internacional e nacional. Assim, pretendemos ampliar intercâmbios possíveis que venham embasar a compreensão da interdisciplinaridade em diferentes ambientes e espaços educacionais formais e informais visando o atendimento às necessidades de crianças público alvo da educação especial e inclusiva.
Ao refletir sobre o II-SIIPI, o GEPEESP promoverá ampliar as contribuições com a formação continuada dos profissionais da Educação/Saúde e estudantes de forma Interdisciplinar nas questões relacionadas a importância das intervenções precoces na infância e seus impactos no desenvolvimento infantil de pessoas com deficiências, transtornos do espectro autista, entre outros e de suas famílias. O processo de organização do evento iniciará com a realização de uma ampla discussão com os integrantes do grupo para que fossem estabelecidos o tema, as linhas do evento, bem como as mesas de discussão, minicursos e possíveis palestras a serem integradas no evento.