Apresentação

  • A intervenção precoce precede o conceito de estimulação precoce que se centra especificamente na necessidade de estimular a criança e suas competências motoras e sensoriais, visando uma melhora nesses domínios (FRANCO, 2007).  Neste sentido, a terceira versão do Simpósio internacional de intervenção precoce na infância traz como tema principal a promoção de diálogos para a atuação inter e transdisciplinar com profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência e Psicologia em interação com as principais necessidades das famílias que tem filhos com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades, transtornos específicos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade,  Este ano de 2024 serão priorizados os seguintes objetivos:
  • Aprofundar questões teóricas e práticas concernentes à Intervenção Precoce na Infância no Brasil na perspectiva interdisciplinar da educação e da saúde.
  • Promover trocas acadêmicas entre estudantes da graduação e da Pós-graduação (Mestrado e doutorado das áreas da Educação/saúde/Psicologia), profissionais e pesquisadores nessa temática de outros estados brasileiros e pesquisadores do exterior.
  • Contribuir para a formação de profissionais (educação/saúde) para a identificar e intervir em crianças com deficiências, transtornos do espectro autista, entre outros, a partir da perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar.
  • Difundir estudos e pesquisas na área da Intervenção Precoce na Infância no âmbito do Brasil e no contexto internacional.
  • Sensibilizar a sociedade sobre a importância da necessidade da Intervenção precoce na infância no processo de desenvolvimento de crianças com deficiências, transtornos do espectro autista no contexto da família.
Pular para o conteúdo