Profa. Dra. Cândida Helena Lopes Alves
Graduada em Psicologia Clínica pelo Instituto Piaget (2006), Mestrado em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca (2008), Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve (2010), Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca (2011), Pós Doutorado em Saúde Mental pela Universidade Católica de Brasília (2016). Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ). Membro do Grupo de Trabalho (GT) da Anpepp de Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica. Representante da SBNP (Sociedade Brasileira de Neuropsicologia no Maranhão desde Novembro de 2016). Docente da UFMA (Professora Substituta). Experiência na área de Psicologia Clínica e Neuropsicologia Clínica.
Profa. Dra. Dolores María Peñalver García
Diploma em Fonoaudiologia. Prêmio Extraordinário de Conclusão de Curso. Universidade de Múrcia 2013 Graduação em Psicopedagogia. Universidade de Múrcia. Diploma de 2003 em Ensino Infantil. Universidade de Múrcia. 1999 Mestrado em Neuropsicologia e Educação. Vincular. 2016 Doutor em Educação Universidade de Múrcia. 2021 Professor Associado da Universidade de Múrcia na licenciatura de Fonoaudiologia e na licenciatura de Audição e Linguagem desde 2015 lecionando as disciplinas “Biopatologia da criança” e “Atenção Precoce”. Secretária e profissional do Centro de Fonoaudiologia Aplicada da Universidade de Múrcia desde janeiro de 2022. Diretora e coordenadora do Centro Dado Fonoaudiologia-Pedagogia-Neuropsicologia desde 2004 até o presente. Áreas de interesse preferencial: Doenças raras, desenvolvimento da linguagem e dificuldades educacionais. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Qualidade. Membro do grupo de Inovação em Ensino “Teias Educacionais” da Universidade de Múrcia. Membro da Associação Espanhola de Fonoaudiologia e Foniatria (Aelfa). Diretor do Grupo de Especialistas em Doenças Raras da Aelfa.
Prof. Dr. Michele Angelo Tinagli Casarosa
Doutor em Economia e Commercio pela Universidade de Pisa – Itália (1988). Mestre em Didática em Neurolinguística pelo Instituto Italiano de Programação Neurolinguística, Milão e Bolonha – Itália (1999). Pós-graduação em Neuro-Aprendizagem Avançada, Master em Programação Neurolinguística Sistêmica, pela Isulpar, Curitiba – Brasil (2020). Fellow Member do IANLP, International Association for Neuro Linguistic Programming; Zurich, Suíça (2012). • È desde 2012 um dos 5 profissionais italianos autorizados pelo IANLP para emitir certificados de Practitioner e de Master com selo internacional da Instituição e tem título apto a certificar International Trainers (Treinadores Internacionais) em Neurolinguistica (desde 2012, renovação 2023). • Consultor pessoal do Ministro de Educação e Cultura da República de São Marino, Sua Excelência G. M. Morganti, e sucessivamente Sua Excelência A. Belluzzi do Governo da mesma República (2015 – 2021). • Trainer's Training pelo Instituto Italiano de Programação Neurolinguística, Milão e Bolonha – Itália (2002). • Mestre em Didática em Neurolinguística pelo Instituto Italiano de Programação Neurolinguística, Milão e Bolonha – Itália (1999). • Counsellor pela Associação Italiana de Counseling, Milão – Itália (2003).
Prof. Dr. Vítor Daniel Ferreira Franco
Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica. Professor e pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora (Portugal) nas áreas do desenvolvimento, psicopatologia do desenvolvimento e psicoterapia com crianças.
As suas principais áreas de investigação são a psicopatologia do desenvolvimento e a intervenção precoce, com interesse particular na adaptação e desenvolvimento das famílias de crianças com deficiência e no percurso de vida e inclusão das crianças e jovens com Síndrome de X Frágil.
Foi diretor do Departamento de Psicologia (2009-2013) e do Programa de Doutoramento em Psicologia (2009-2012) da Universidade de Évora, presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (2005-2015) e diretor técnico da Associação de Paralisia Cerebral de Évora (entre 1991 e 2009).
É atual diretor da Pós-graduação em Intervenção Precoce, e consultor da Unicef no domínio da inclusão educativa de crianças com deficiência.
Tem orientado cursos e workshops, como professor convidado, em diferentes países, como Espanha, França, Itália, Panamá México, S. Tomé e Príncipe e Moçambique e Brasil.
É autor de 7 livros e múltiplos trabalhos e publicações científicas no domínio da deficiência, inclusão e Intervenção Precoce, entre os quais Introdução à Intervenção Precoce (2015), Síndrome de X Frágil: pessoas, contextos e percursos (2014) e Contributos Psicodinâmicos para a Intervenção Precoce no Desenvolvimento (2017).