

Profa. Dra. Ana Cristina de Albuquerque Montenegro
Fonoaudióloga, Doutora em Linguistica, Docente do Programa de Pós-graduacao em Saúde da Comunicação Humana na UFPE. Coordenadora do projeto Autismo Comunica - UFPE, vice coordenadora do Laboratório de pesquisa - LIAP- UFPE; vice -coordenadora do Comitê de Comunicação Alternativa da SBFa e membro do Conselho Científico da ISAAC-Brasil


Profa. Dra. Julia Maciel Soares
Doutora em Psicologia pela Université Sorbonne Paris Nord na Unidade de Pesquisa em Psicogênese e Psicopatologia, e também Doutora em Psicologia pela USP (2012) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Tem Mestrado em Psicologia (2007) pela USP no mesmo programa. É psicóloga e psicanalista membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção São Luís. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e de Psicanálise com crianças, especialmente na clínica e na pesquisa de Transtornos do (neuro)Desenvolvimento. Desde 2015 é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.


Profa. Dra. Ana Eugenia Ribeiro de Araújo Furtado Almeida
Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Ciências Básica e da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, Graduação em Terapia Ocupacional, pelo Centro de Ensino Superior Santa Teresinha, e em Educação Física, pela Universidade Ceuma. É docente da Universidade Federal do Maranhão.


Profa. Dra. Pollianna Galvão Soares de Matos
Psicóloga. Possui dois pós-doutorados em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela pela Universidade de Brasília (2017-2019). Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). É atual coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) no biênio 2022-2024. É professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade CEUMA, tendo fundado o Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) e o Núcleo de Estudos em Psicologia na Educação do Maranhão (NEPEMA). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora e pesquisadora do Instituto Evoluir Centro de Pesquisa e Ensino em Psicologia, Educação Inclusiva e Saúde. É editora associada da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e da Revista Examen do CESPE/CEBRASPE. Atuou no CESPE/CEBRASPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UnB entre 2007-2015, junto à Diretoria de Pesquisa em Avaliação Educacional em processos de avaliação educacional em larga escala. Suas áreas de interesse são: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e quadros relacionados; Defectologia do Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva com ênfase no estudante autista; inclusão social e escolar da pessoa com deficiência; história da atuação e formação em Psicologia Escolar no Maranhão; formação de professores para processos de inclusão social e escolar da pessoa autista.


Prof. Dr. Daniel Carvalho de Matos
Psicólogo pela Universidade Ceuma (2004). Mestre (2007) e Doutor (2013) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Pessoa com Transtorno do Espectro Autista -TEA (CID 10: F84.0). Pesquisador pelo Instituto Evoluir - Centro de Ensino e Pesquisa em Psicologia, Educação Inclusiva e Saúde do Maranhão (instituição sem fins lucrativos e com colaboração gratuita). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (como externo à UFMA), orientando trabalhos com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e outros casos de desenvolvimento atípico e Psicologia Escolar e Educacional com ênfase em inclusão escolar e social. Experiência com prática supervisionada de intervenção comportamental baseada em ABA a pessoas com TEA e quadros relacionados com propósitos de ensino, pesquisa e extensão. Professor do curso de Psicologia da Universidade Ceuma. Fundador e coordenador do Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) da Universidade Ceuma. Editor associado da revista Perspectivas em Análise do Comportamento (colaborando gratuitamente). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Ceuma. Membro do GT 79 - Transtorno do Espectro Autista (TEA): Pesquisas na saúde e educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).


Profa. Dra. Miriam Segin
Possui graduação em Pedagogia (2007) e Psicopedagogia (2009) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente na Pós-graduação em Psicopedagogia nas Faculdades Integradas Campos Salles.